quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O livro didático e algumas questões de gênero...

O livro didático reproduziu e anda reproduz certas visões estereotipadas da sociedade, sobretudo quando se trata das relações de gênero. Como é de conhecimento de muitos, a mulher somente em tempos muito recente adquiriu o direito igual ao do homem de estudar, tendo em vista que até 1962, por exemplo, quando casada, a mulher se tornava incapaz juridicamente de muitas atividades, dentre elas, ter conta bancária, trabalhar fora de casa, etc.

.

Pesquisas têm gerado alguns resultados alarmantes sobre como essa divisão sexicista da sociedade tem sido reproduzidas nos livros didáticos, os pedagogos em geral propõem que os educadores passem a encarar esta situação e ajam para que determinados valores de formação de homens e mulheres sejam repensados.


Várias teorias surgiram no fim do século XIX e início do século passado com o objetivo de subjugar a mulher. Uma dessas teorias afirmava que as mulheres eram menos inteligente que os homens por possuírem um cérebro menor. Essa teoria foi negada quando foi percebido que as mulheres são geralmente menores que os homens e logo terão também o cérebro proporcional ao corpo. Essa é apenas uma das teorias que se configuraram como discriminação de gênero.



Discriminação de gênero consiste quando o homem ou a mulher recebem tratamento diferenciado em prejuízo dos direitos do outro. Este tipo de discriminação pode ser encontrado em textos e ilustrações de livros didáticos que comumente caracterizam as mulheres como donas de casa, ajudas por uma empregada ou pela filha e os homens aparecem como chefes de família, dirigindo um carro, gerenciando uma empresa. Situação que promove uma divisão de papéis entre os gêneros que aparentemente parece natural e que na verdade é construída socialmente e que os movimentos feministas tem tentado desmascarar. Para isso é bom pais e professores se atentarem para essas questões ao escolherem o livro didático para a escola e para seus filhos respectivamente.

Marcadores:

5 Comentários:

Blogger FÁBIO CHRISTIANO! disse...

Ótima postagem. Parabéns! Agora como sempre gosto de incitar a discussão e o diálogo em torno de alguns temas. Acaso você conversou sobre este assunto com seus pais e sobretudo sobre sua mãe e irmã?! É um boa pedida e um bom tema pra se conversar em família não acha? Um abraço.

5 de agosto de 2009 às 15:05  
Blogger Grupo 2 da disciplina Iniciação Musical do curso de Pedagogia noturno da UNEB disse...

Adorei a postagem! E gostei da forma da distribuição do texto, pois ficou mais atrativo! Parabéns! Te amo muitão!

15 de agosto de 2009 às 09:03  
Anonymous Reginaldo disse...

Parabéns pela postagem! Estou fazendo um curso de Gênero e diversidade na escola, e esta postagem veio a contribuir muito, pois muitas vezes não paramos para pensar quando escolhemos os livros didáticos.

19 de setembro de 2009 às 10:52  
Blogger Raffael disse...

Agradeço os comentários...

e continuem acompanhando o Blog!

20 de setembro de 2009 às 02:57  
Blogger Raffael disse...

Esteja sempre a vontade... dei uma parada nos posts de dezembro passado para cá, mas agora em março retorno com novas velhas discussões.

9 de março de 2011 às 20:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial