quinta-feira, 23 de abril de 2009

Observação Histórica (Resumo interpretativo do livro Introdução à História de Marc Bloch - SEÇÃO II )

A observação histórica é o primeiro dos métodos históricos analisados por Marc Bloch (que foi membro da Escola dos Annales) em sua obra: Introdução à História ou Ofício de Historiador, segundo ele, o conhecimento do passado e da maior parte dos fatos do presente só pode ser apreendido através dos vestígios da transmissão dos testemunhos, assim a História se estabelece como uma ciência inexata, propriedade comum às ciências do homem. O historiador não é capaz de remontar os fatos tal quais aconteceram, ele apenas pode trazer à tona interpretações possíveis, transformando continuamente os fenômenos.


Os testemunhos são instrumentos fundamentais para que o historiador remonte cenas do passado, entretanto para que se conheça o passado, o historiador se prende aos vestígios e estes por muitas vezes não são bem interrogados levando-os a conclusões errôneas. A observação histórica consiste em fazer com que diante dos vestígios, os estudiosos saibam retirar as informações necessárias para que o fenômeno histórico possa ser remontado, contudo do passado mais longínquo ao passado mais próximo, varia-se apenas a intensidade da observação, inalterando, porém os métodos de estudo.


A importância dos testemunhos para a investigação histórica é que sendo a História uma ciência unicamente constituída por elementos humanos, os testemunhos abarcam tudo aquilo em que o homem é capaz de mudar a natureza.


Para toda observação histórica é necessário ao historiador orientar-se pelo método, sabendo ele que nunca poderá guiar-se rigorosamente pelo itinerário inicialmente proposto, posto que a investigação histórica nunca possa ser examinada com rigidez por tratar-se de elementos basilarmente humanos, ainda assim a orientação pelo método é a maneira mais viável para poder conduzir todo o processo de observação do fato histórico.


Para que a eficácia dos testemunhos seja atingida, é de importância que exista uma conexão entre objeto de estudo e como o historiador planeja o atingir, haja vista que os fatos humanos refletem uma complexidade altamente diferenciada e o homem encontram-se no limite da natureza, sendo imprescindível que os investigadores possuam múltiplas técnicas das suas funções. Da observação parte-se para a crítica.






Marcadores:

4 Comentários:

Anonymous Tadeu Baliza disse...

Nós passamos o mês de janeiro fazendo esse trabalho, em vez de tá de óculos escuro na praia, comendo aquele peixe frito com farofa, com aquela skhin gelada, mas tudo bem, já passou.

23 de abril de 2009 às 14:43  
Blogger Raffael disse...

rapaz.nem fala.... mas pelo menos conseguimos pari de forma legal esse trabalho...valeu a pena!!!
Até o II semestre!!!

23 de abril de 2009 às 15:05  
Blogger Jorge Purgly disse...

Gostei da lupa. Simples e direta.
Peço permissão para coloca-la em meu blog em http://konektigi.blogspot.com
Caso haja desacordo retiro a imagem.
Desde já, muito obrigado pela atenção.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um ano de 2010 pleno de realizações.
Um abraço,
Jorge
http://purgly.blogspot.com
http://xeesm.com/JorgePurgly
http://biometrio.blogspot.com
http://mastersuno.blogspot.com
htp://drbachflower.blogspot.com

21 de dezembro de 2009 às 18:10  
Blogger Raffael disse...

Pode ficar a vontade... e sempre que puder dá uma olhada nas mudanças daqui.

12 de abril de 2010 às 17:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial