segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Algumas Igrejas da Cidade da Bahia... [1]

Bem pessoal, daqui em diante postarei fotos de algumas igrejas de Salvador, acompanhem. Para início de conversa, cinco belas imagens.

A Igreja da Boa Viagem foi erguida em 1712 e modificada em 1908. Na tradicional procissão de Senhor Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no dia 1º de janeiro, várias embarcações de todos os tipos velejam na Baía de Todos os Santos carregando a imagem do Bom Jesus da igreja da Conceição da Praia para a capela da Boa Viagem.



A Igreja de Nossa Senhora do Mont Serrat foi a primeira a ser construída em Itapagipe no século XVI, sendo reformada pelos beneditinos no século XVII e foi restaurada pelo governo do estado em 2001.





A Catedral Basílica Primacial de São Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição Eclesiástica de São Salvador da Bahia, onde fica a cátedra do Arcebispo metropolitano cardeal primaz do Brasil. Nela também se encontra a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Essa igreja Catedral é a antiga capela do colégio dos jesuítas, que no ano de sua supressão foi entregue à Arquidiocese, e também porque a antiga catedral fora demolida.
É nesta igreja que o cardeal primaz preside os principais atos litúrgicos de sua sé. Chama-se de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil. É um dos monumentos barrocos mais importantes do centro histórico de Salvador, com proporções majestosas e esplêndida obra de talha nos altares.



Construída em 1760, a Igreja do Santíssimo Sacramento e Senhora Sant’Ana compõe o conjunto barroco da Bahia e foi a primeira do Estado a ser erguida com material e tecnologia 100% brasileiros. O monumento deu abrigo aos revoltosos que lutaram contra a Coroa Portuguesa pela independência do Brasil. No seu cemitério estão enterrados os restos mortais da heroína da independência baiana, Maria Quitéria.


A Igreja também serviu de moradia para Irmã Dulce, que era devota de Nossa Senhora de Santana e descobriu nesse período sua vocação para o catolicismo.



A Igreja do Carmo de Salvador é a igreja do convento homônimo, construída para os atos litúrgicos dos religiosos carmelitas, como todo convento ou abadia quem tem sua igreja particular.

Uns de uso exclusivo dos religiosos, outros de uso público. A Igreja do Carmo de Salvador fica aberta à visitação dos fiéis e turistas. Essa igreja é do estilo Barroco com detalhes em Gótico, sua beleza é tão expressiva que os turistas e famosos a procuram sempre para celebrar os sacramentos do matrimônios e batizados, além de bodas e aniversários. è muito procurada também pelos formandos para tirar fotos para os convites das formaturas.

Nesta igreja se encontra a imagem do Senhor Morto mais cara do mundo com duas mil pedras de rubi encravadas em toda a imagem.



Texto e fotos: Wikipedia e Soteropoli

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Caramba, que tema tu pegou, viu? É bem interessante! Dizem que Salvador tem 1 Igreja para cada dia do ano. É verdade?

8 de dezembro de 2009 às 09:11  
Blogger Raffael disse...

Se tem exatamente não sei, mas que é Igreja pra dedéu é... Só do Terreiro de Jesus no Pelô você dá para vislumbrar seis de uma só vez...

haja igreja!!!

8 de dezembro de 2009 às 18:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial