Algumas Igrejas da Cidade da Bahia [2]

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 0 comentários

Mais cinco igrejas...




A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída em 1623, é a uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Sousa, sua atual construção em estilo Gótico foi feita toda de pedra sabão trazida de Portugal. Sua Elevação a Sacrossanta basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia.
Sua localização fica próxima ao Elevador Lacerda e do Mercado Modelo sendo alvo de inúmeras visitas dos turístas.



A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador, na Bahia. Foram classificadas, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

A planta da igreja é incomum entre as edificações franciscanas do Nordeste brasileiro, pois tem três naves, ao passo que o desenho mais usual conta com apenas uma nave. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.



A Igreja do Santíssimo Sacramento também conhecida como Igreja do Passo (ou do Paço) é famosa por sua escadaria, onde foi gravada a igualmente famosa cena do filme "O Pagador de Promessas".




Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, essa típica igreja colonial portuguesa possui duas torres sineiras laterais. A Igreja do Bonfim de Salvador chama a atenção por suas dimensões e pela posição de destaque na elevação (Colina Sagrada, na Península de Itapagipe, Cidade Baixa) onde foi instalada. É a igreja mais famosa de Salvador, um dos pontos turísticos da cidade.




A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador, Bahia, construída em estilo rococó e levou mais de cem anos para ser completada. Feita por escravos e negros libertos está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho.


0 comentários:

 

©Copyright 2011 Porque Tudo Muda... | TNB