sexta-feira, 22 de maio de 2009

Conceitos Filosóficos: Imagem


Imagem (do latim imago) significa representação visual de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão. À teoria de Platão, o idealismo, considerava a idéia (ou idéia) da coisa, a sua imagem, como sendo uma projeção da mente. Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto / objeto real, fundando a teoria do realismo. A controvérsia estava lançada e chegaria aos nosso dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento.


Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.Nas ciências exatas. como em matemática, o termo "imagem" é entendido como representação de um objeto / objeto especializado, que exige técnicas e ferramentas especiais.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Lucas Santana disse...

Caracas, que massa. Muito legal isso, sabe?! Porque tipo, um cara que faz um filme, o filme acaba se tornando sua imagem. Vide os filmes super sombrios do Tim Burton (Batman, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Edward Mãos-de-Tesoura, Sweeney Todd, A Noiva Cadáver e etc).

26 de maio de 2009 às 23:37  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial