quarta-feira, 13 de maio de 2009

Coleção Bairros Homônimos Salvador e Feira : Santo Antônio

O Santo Antonio Além do Carmo é um dos bairros mais antigos de Salvador, seu primeiro registro remonta ao século XVII. Limitado pelos bairros do Barbalho e Carmo, ele inicia na Cruz do Pascoal e vai até o largo de Santo Antonio Além do Carmo, oficialmente chamado de Largo do Barão do Triunfo. O termo Além do Carmo refere-se às portas da cidade do Salvador que, no primeiro século de habitação, tinha uma entrada no Convento do Carmo. Seu principal templo, a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, foi reconstruído em 1813 onde antes havia um templo primitivo. Próximo dali, encontramos o Plano Inclinado do Pilar que liga o bairro à Cidade Baixa. Do seu alto é possível admirar todo o esplendor da Baía de Todos os Santos, principalmente nos seus casarões e sobrados que vem sendo, ultimamente, transformados em hotéis e pousadas, para alegria dos turistas que desfrutam de toda a sua tranqüilidade no coração do Centro Histórico.

Santo Antônio dos Prazeres é um dos mais antigos bairros de Feira de Santana. Este bairro está localizado na BR-116 Norte á 5 Km ao centro da cidade. Limita-se com os bairros Conceição II, Sim, Aeroporto e Caseb. Possui dentre muitas coisas uma praça onde fica a Igreja Católica, ônibus coletivo, transporte alternativo (vans), supermercados, açougues, farmácias,módulo policial,lan houses, várias igrejas evangélias como a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Assembléia de Deus, Igreja Batista Ebenézer e muitas outras.Como rua principal tem a avenida Antônio Sergio Carneiro onde se emcontra vários estabelecimentos comerciais e na qual dar acesso ao aeroclube.

Fontes:

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito interessante a sua resumida descrição do bairro. Nós da página www.alemdocarmo.com nos sentimos honrados que outras páginas e blogs também mostrem interesse pela história e situação atual do bairro.

16 de agosto de 2009 às 09:44  
Blogger Raffael disse...

Obrigado pela visita e voltem sempre. Estou devendo outras postagens sobre outro bairros, mas em breve retornarei com os bairros homonimos...

18 de agosto de 2009 às 09:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial