Documentário com reflexão profunda sobre violência...
Voltando desse breve período de recesso gostaria de publicar sobre uma série que assisti semana passada na Tv Brasil – Lutas.doc – com muita formação e linguagem clara fiquei muito feliz com a qualidade desta série que está passando em canal aberto da televisão nacional. Um dos fatos que mais me chamou atenção foi a utilização de animação durante todo o episódio, fuçando um pouco a internet descobri no Blog Frango com Tudo Dentro (clique para maiores informações) que se trata de um projeto de um longa-metragem de animação denominado Lutas. Segue agora o texto de divulgação da própria Tv Brasil.
Será que o povo brasileiro é um povo tão pacífico e cordial como se imagina?
É a pergunta que Lutas.Doc tentará responder a partir da última terça-feira (05/01/10) com a exibição da série documental que traz uma reflexão profunda sobre o Brasil e o comportamento de seu povo. São cinco episódios que entrelaçam depoimentos com cenas de animação e de filmes de ficção, oferecendo uma linguagem dinâmica e atraente para o público jovem. Os capítulos abordam os vários contextos da violência e suas formas de representação na história brasileira, além de retratar o caos e a violência na sociedade contemporânea, abrindo espaço para avaliações e análises.
Pensadores, sociólogos, historiadores, economistas, políticos, jornalistas e filósofos renomados analisam como a violência afeta a vida da população e falam sobre as perspectivas para o futuro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique contribuem com essa reflexão, com depoimentos ao longo dos cinco capítulos.
No primeiro capítulo, que foi ao ar às 23h, o enfoque é a história da violência no Brasil, sua presença no país desde antes da chegada dos colonizadores europeus e seus desdobramentos na vida dos povos indígenas. Pensadores, protagonistas políticos e representantes de movimentos sociais, entre outros, apresentam suas reflexões e indagações. O homem brasileiro é pacífico? Alguns entrevistados como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente Lula falam sobre isso e até se divergem. "Socialmente não é nada pacífico", analisa o sociólogo e ex-presidente. "Acho que é pacífico", emenda Lula, ressaltando que isso não significa que o brasileiro é uma pessoa neutra.