domingo, 20 de setembro de 2009

História e Cinema: Fúria de Titãs

Ficha técnica:

Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 1981)

· Direção: Desmond Davis

· Atores: Harry Hamlin, Laurence Olivier, Judi Bowker, Maggie Smith, Burgess Meredith, Ursula Andress, Susan Fleetwood, Sian Phillips.

· Gênero: Aventura/Fantasia

· Origem: Reino Unido

· Duração: 118 minutos

· Tipo: Longa



O filme Fúria de Titãs é em si uma junção de alguns elementos da mitologia grega. É a história do jovem herói Perseu (Harry Hamlin), que filho de uma mortal, Dânae (a filha mortal do rei de Argos) e com o deus Zeus (Laurence Olivier), enfrenta diversos obstáculos para se casar com Andrômeda (Judi Bowker), princesa de Jopa. Perseu foi o herói mítico grego que decapitou a Medusa, monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse em seus olhos. Perseu e sua mãe foram banidos pelo avô, Acrísio, que temia a profecia de que seria assassinado pelo neto, atirando-os numa urna para que levasse os dois para bem longe. Protegida por Zeus a embarcação chegou a ilha de Sérifos.




O filme não mostra com detalhes o crescimento de Perseu, nem como ele e sua mãe conseguiram se estabelecer em Sérifos, mudando assim alguns elementos da versão mais conhecida do mito, entretanto, mostra que o jovem Perseu tinha se tornado um grande homem, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e que tinha despertado o ciúme de Tétis, que podemos identificar com Era, esposa de Zeus. Tétis que tinha um filho chamado Calibos (que não pertence a mitologia grega e foi introduzido no longa), no filme alia-se a ele para tirar de Perseus aquilo que ele mais desejava, casar com a princesa Andrômeda que já estava prometida a Calibos, que por causa de uma maldição de Zeus se tornou uma figura horrenda e que morava em pântanos. Calibos para não ver sua amada se casar com outro, aprisionava a imagem (alma) da princesa todas as noites e entregava-lhe um enigma que deveria ser decifrado por seu pretendente senão este deveria ser queimado na fogueira. O único que consegue decifrar este código é Perseu, mas para não perder Andrômeda e com apoio da sua mãe que tinha bastante ciúme de Perseu pede a ela que condene Jopa.



Ela assim o faz e pede a Zeus para falar com Possêidon que liberte o terrível Kraken para destruir Jopa (figura que também não está presente na mitologia grega, pertence a mitologia nórdica e pode ser identificado com um polvo gigante), a única maneira da cidade se salvar é entregando sua princesa, o grande amor de Perseu. Ele não querendo ver isto acontecer, sai em busca desesperada por uma forma de derrotar o Kraken, ele já havia perdido o capacete de Hades que lhe dava invisibilidade, ficando apenas com o escudo bem polido de Atenas que dava pra ver qualquer reflexo através dele. Ao consultar três bruxas, ele é orientado a cortar a cabeça da Medusa. O herói então sai em busca da medusa. Perseu então, guiado pelo reflexo do escudo, mas sem olhar diretamente para medusa, derrotou-a cortando sua cabeça, que mostrando ao terrível Kraken o transforma em pedra e assim pode se casar com a princesa . Pégaso também participa do filme auxiliando o jovem Perseu.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial