sábado, 3 de abril de 2010

Aula inaugural do Mestrado em História...

Importância do estudo da África é tema da aula inaugural do Mestrado em História

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, terça-feira (6/4), a aula inaugural do mestrado com palestra sobre o tema Porque a História da África é Crucial para a Humanidade, proferida pelo professor doutor Jacques Depelchin. As atividades, abertas à comunidade, serão iniciadas às 9 horas, no Auditório Victor Meyer, módulo VII, campus universitário.



Jacques Depelchin



Jacques Depelchin é natural da República Democrática do Congo. Foi professor visitante, professor associado e pesquisador em várias universidades da África, Europa e Estados Unidos. Atualmente é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-orientais da Ufba.





O tema é considerado não apenas importante como também fundamental para todos os segmentos da sociedade, conforme observa Elizete Silva, coordenadora do Programa em Pós-Graduação em História. “Preocupa o silenciamento da história da África na pesquisa e no ensino”, afirmou, salientando que este estudo possibilita descobrir a origem de diversos aspectos do cotidiano do Brasil, além de desmistificar o imaginário negativo da cultura africana construído por situações diversas, com estratégias de desqualificação e dominação.

Ascom/Uefs

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial