sexta-feira, 19 de março de 2010

A Via Expressa avança...


A obra da Rótula do Abacaxi e da Ladeira do Cabula vai ser inaugurada em junho deste ano e Via Expressa deve estar inteiramente pronta no final de 2011. Quem garante o cronograma é Flávio Augusto P. Oliveira, da Diretoria de Obras Estruturantes da Conder, em entrevista ao Bahia Econômica.

Segundo ele, as denúncias de que haveria erro no projeto, pois a saída do viaduto não encontrava com um dos túneis da obra, não procede, pois esse túnel perdeu sentido e a integração das pistas vai ser feita com uma via com mais faixas e outros três túneis. Ele afirma ainda que o projeto vai necessitar de 771 desapropriações e que as da ladeira do Cabula e a Rótula do Abacaxi já estão equacionadas.






Em relação às desapropriações, o maior problema será na Avenida Heitor Dias, que tem diversas lojas de automóveis, e na Estrada da Rainha, Baixa de Quintas e Dois Leões. A obra conta atualmente com 1.200 funcionários e até o final deste mês deve saltar para 1.500 e nela já foram investidos R$ 371 milhões do PAC e a contrapartida do governo do Estado de R$ 42 milhões.

O diretor disse ainda está previsto na Conder outras obras do PAC, como a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, e a passarela que vai sair de Pituaçú para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), já está contratada


CONDER inicia nova etapa da Via Expressa com obras na Soledade




A partir de 0h do próximo sábado (20), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) inicia mais uma etapa de construção da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, com obras na região da Soledade. Para a realização dos serviços será necessária a interdição do fluxo de veículos na ladeira da Estrada da Rainha, com novas alternativas de acesso para a circulação de pedestres e motoristas.

A obra consiste na execução de serviços de escavação para a construção de túneis, que servirão também como ligação urbana entre o Comércio e a Estrada da Rainha e também o escoamento da produção baiana, com acesso direto, seguro e exclusivo de caminhões de carga vindo da BR-324 em direção ao Porto de Salvador.




O viaduto será direcionado a um túnel a ser construído e servirá para circulação exclusiva de caminhões de carga, garantindo maior agilidade e segurança para o escoamento da produção baiana pelo Porto de Salvador. O túnel já existente vai permitir o acesso no sentido Estrada da Rainha/Avenida Jequitaia (Comércio). Será construído outro túnel (serão três, no total), destinado a ligar o Comércio à Estrada da Rainha.[...]


Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantido maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovias. Há 30 anos a capital baiana não é contemplada com uma obra dessa dimensão, uma intervenção que irá promover a valorização urbana da região e melhorias para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas.


Fontes: Bahia Econômica e Agecom/Ba


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