quinta-feira, 18 de março de 2010

Tramita projeto para criação da Universidade Federal do Sul da Bahia...

O deputado Félix Mendonça (DEM-BA) destacou em plenário, nesta semana, a importância da aprovação de projeto de lei de sua autoria (7533/2006) que dota a região cacaueira de uma universidade federal. O projeto já obteve aprovação unânime na comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Félix Mendonça observa a condição sul-baiana de “importante pólo industrial e agrícola com participação significativa na formação do PIB estadual que, por sua vez, é o sexto maior do país”. O projeto prevê a construção do campus da universidade federal em Itabuna. A instituição atenderá aproximadamente 40 municípios da mesorregião cacaueira, caso aprovada.

A instituição federal de ensino superior impulsionará o desenvolvimento regional, ressalta o parlamentar. “O desenvolvimento de novas tecnologias na indústria, pecuária e agricultura necessitam de pesquisam avançadas. A importância das universidades na busca de novos conhecimentos é de vital importância para o sucesso desses segmentos da economia”.

Félix pontuou que a região já possui condições favoráveis à implantação da Universidade do Sul da Bahia, a exemplo de hospitais terciários, Instituto Biofábrica de Cacau e Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec-Ceplac). “A pesquisa e a formação superior nos segmentos do turismo, agricultura e da pecuária, constituiriam frentes a serem desenvolvidas nessa nova universidade, que estaria vinculada à realidade regional”.

O projeto está tramitando na Comissão de Finanças e Tributação, segundo Félix Mendonça. Após aprovação, será submetido à Comissão de Constituição e Justiça e, também, ao Senado Federal.


Fonte: Pimenta na muqueca


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial