Uma viagem de Trem...
Este post
originalmente foi escrito para: Deus nos Amou Primeiro (03/mar/2010), mas diante dos últimos
acontecimentos na cidade da Bahia acerca da mobilidade urbana, onde a
presidenta Dilma Roussef liberou R$ 1,6 bi para o chamado PAC Mobilidade
Urbana, decidi respostar aqui minhas impressões de uma viagem de trem...
Nas
imediações do Centro de Abastecimento de Paripe eu tinha duas opções a priori para voltar a meu lar em
Sussuarana, ir pela Estação Pirajá e fazer baldeação ou realizar minha primeira
viagem de trem e pegar um ônibus na Calçada em direção a minha casa (o caminho
mais longo). Aqueles que leram o titulo da postagem já sabem qual foi minha
atitude...
Logo
que cheguei ao guichê, por não saber quanto era a tarifa, entreguei R$2,00 em
uma fresta entre o balcão e um vidro totalmente opaco, recebi R$1,50 de troco e
ainda aguardei uns segundos no intuito de ter algum bilhete, no entanto uma voz
ecoou daquele lugar que o vidro escondia: “ta esperando o quê”?! Polidamente
respondi: “nada” – e me dirigi às catracas.
A
estação de Paripe, a qual eu embarquei me pareceu meio abandonada, mesmo com a
aparência de recém-reformada. Gradativamente o terminal de passageiros foi
enchendo e depois de uma espera aproximada de 30min o trem chegou. O trem contrastava com o aspecto da Estação,
moderno e vistoso, estava relativamente e cheio e depois do desembarque dos
passageiros adentrei à minha primeira viagem sobre trilhos. Entrei no primeiro
vagão sentido Calçada (como o trem não faz curva de 180° isso faz diferença).
Ao
me sentar em um dos poucos assentos que restavam percebi que havia três
protestantes com características neopentecostais pregando, na verdade um
falava, o outro com um celular moderno registrava através de fotografias
momentos da pregação e outro fazia uma espécie coro de uma pessoa só com frases
do tipo: “aleluia”, “aleluia glória Deus”, “aleluia Deus seja louvado”, “olha
aí”, “é verdade”, “amém senhor Jesus”, “louvado seja o nome santo do senhor”, (além
de outras deste mesmo gênero), percebi desde então que a viagem seria
interessante, mas não me deterei a este aspecto.
Assim
que entrei, vi também que o trem era moderno e confortável por dentro e
descobri o trajeto que eu faria até chegar à Calçada através de um adesivo da
Prefeitura no interior do vagão: Paripe (de onde parti), Coutos, Periperi,
Itacaranha, Escada, Almeida Brandão, Lobato, Santa Luzia, Calçada (para onde eu
ia). Confesso que fiquei perplexo com a paisagem exuberante da Baia de Todos os
Santos, este trajeto deveria ser também turístico!
Logo
saindo de Paripe é possível avista a baía de Aratu (porção norte da Baía de
Todos os Santos), o trajeto é feito quase ininterruptamente à beira mar. Como o
dia hoje foi de muito sol, o azul da água do mar cintilava e realçava a beleza
daquela paisagem. O trajeto tem um breve túnel se aproximando da Estação de Escada
e uma ponte sobre a enseada dos tainheiros no Lobato onde tive uma das mais
belas vistas dos últimos tempos.
Nas
imediações e Ao passar pela ponte é possível avistar a praia da Ribeira, a Ponta
de Humaitá em primeiro plano, o Comércio em segundo plano e a Cidade Alta em
terceiro Plano, com aqueles prédios suntuosos do Corredor da Vitória rasgando o
azul do céu. Uma paisagem estonteante e de tirar o fôlego. Outra paisagem nesta
região que causou admiração foi os trabalhadores que catam mariscos e crustáceos
no Lobato, dezenas de pessoas tirando seu sustento do mar numa faixa de mangue
que adentra o mar, uma coisa emblemática e por fim ainda nesse trecho, acho que
chegando a Santa Luzia e em direção a parte mais continental do Subúrbio o trem
passa próximo a paredão de pedras que devem chegar a uns 20m de altura, com
construções irregulares tanto na base como no topo dessa colina, algo muito
surpreendente, a maneira como a população vai encontrando espaços diante do
déficit habitacional da metrópole baiana.
Finalizando
o percurso em pouco mais de 35min cheguei a Calçada e ainda muito entusiasmado
com tudo que vi e apreendi nesta viagem de trem... Muito mais econômico, sem
transtorno de ruas congestionadas e acredito que mais favorável ao
meio-ambiente do que nossos queridos ônibus...
E
daí fica: Salvador, 3º maior cidade brasileira tem previsão de inaugurar em
2011 (quando escrevi isso em mar/2010)
6 km de metrô, que liga praticamente um centro da cidade a outro centro da
cidade, que não privilegia a periferia e o subúrbio e onde já foram investidos quase
R$1 bi para sua construção. A população pobre e marginalizada que aparece nas
propagandas do governo, mas não é a real prestigiada com o alto volume de
investimentos vindos para a Bahia e Salvador precisa tomar uma atitude diante
do caos em que vem se configurando nossa cidade. Vamos a Luta!
Fotos:
skyscrapercity
Marcadores: Impressões
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial