terça-feira, 15 de maio de 2012

Igrejas de Évora... [Catedral de Évora]

Para mim a visão mais marcante da cidade: a Catedral de Évora, ou Sé de Évora, é serenamente majestosa. De vários lugares da cidade é possível avistá-la, seu tamanho é impressionante e sua imponência afeta aqueles que a miram.  Paro e fico admirar sua fachada, o zimbório, os sinos...
A Sé de Évora, uma Basílica dedicada a Nossa Senhora da Assunção, logo na sua porta principal tem a escultura dos doze apóstolos; seu interior contém um órgão quinhentista, preservado e ainda em funcionamento. De arquitetura romano-gótica, sua construção foi iniciada em 1186 e consagrada em 1204, é hoje classificado como monumento nacional português e é maior catedral medieval do país.
Em uma das partes mais altas da cidade, a Catedral imprime o ritmo daqueles que transitam pelas ruas medievais de Évora através do bater de seus sinos. E assim, de lá se chega rapidamente ao Templo Romano, ao Museu de Évora, a Biblioteca Pública de Évora, as Portas de Moura e Praça do Giraldo (eixo turístico-comercial da cidade).
Eis a Catedral de Évora:








Mais informações:

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial