Falando superficialmente sobre o sistema de castas
O sistema de castas hindu tem sido visto com um interesse especial de estudo. Mas muitos pesquisadores, estudiosos não concordam com esse sistema, por este está mais associado à religião hindu e ainda mais, sua economia é de aldeia, não de mercado. Muitos o vêem como semelhante as sistema feudal, outros como organização religiosa.

A palavra casta vem do latim, castus, puro, impoluto, etc. Caste em inglês é o mesmo significado do nosso português: raça, linhagem ou pura estirpe.
Jati é cada grupo pertencente a cada categoria, que diferencias as camadas e, portanto também os jatis, são os costumes, os valores. Como por exemplo, os brâmanes não permitem casamento de viúvas, enquanto outras camadas permitem.


São muitos os meios de unidade social que os hindus usam em seu sistema. No entanto, dois merecem maior importância, o varna e o jati. Assim como a Bíblia é para os Cristãos e o Corão para os muçulmanos, a sociedade hindu possui um texto antigo, espécie de um livro sagrado chamado Veda. Nela, a camada social está dividida em quatro categorias com variedade de funções. Se construirmos uma pirâmide hierárquica, no topo se encontram os brâmanes (sacerdotes que sacrificam em benefícios dos outros); abaixo, os xátrias, sendo os reis e guerreiros; em terceira escala os vaicas, sendo os pastores de bovinos e por último os sudras, lacaios e servos, classe miserável, marginalizados, com função de servir as três primeiras castas. Esse modo de organização (a varna), ainda se usa na índia atual. A casta hinduísta é uma organização hereditária social, com grupos fechados, não podendo sair de sua posição social. O varna está hoje com uma nova concepção realizada pelos hindus e verificada por estrangeiros estudiosos. A nova estrutura é composta por três categorias: os brâmanes, os não-brâmanes puros e os não-brâmanes impuros.

O que sustenta toda essa forma de organização de castas, dando-a um sentido, são dois conceitos muito importante dentro do hinduísmo: darma e carma.

O primeiro é um tipo de leis jurídicas onde surgem as leis éticas e morais do indivíduo. Como diz o sociólogo Ricardo Gomes Lima – “ uma ordem estabelecida, cósmica e social...” e para conseguir um prestígio, um valor, o homem deve viver de acordo com o darma. O segundo é responsável por explicar esse prestígio ou mérito –“Se um homem atinge o mérito, ele renasce numa camada mais alta. Se ele não vive seu darma, ele renasce numa camada mais baixa”- segundo o Veda.
A sociedade de castas não é uma divisão econômica de trabalho, sendo que existem não-brâmanes impuros, no caso dos párias, que são possuidores de uma riqueza superior aos brâmanes. No entanto, não os tira de sua posição segundo a Varna e o Jati. A casta é dividida segundo a linhagem, estirpe, a famílias, por isso o termo casta. E há algumas ocupações que são neutras, nem puras e nem impuras. São simplesmente consideradas indignas, como por exemplo, a ocupação com a fritura de óleo. Relevante lembrar que o comércio é uma atividade neutra, mas isso leva a ter contatos desagradáveis. Algumas aldeias, por exemplo, falando de comerciantes, se recusavam a vender e comerciar seus produtos, pois ele poderia oferecer mercadorias a um indivíduo não pertencente a sua classe, ou até mesmo a um pária.

Mesmo depois de o sistema de castas terem sido rejeitados pela Constituição de 1950 (devido à pressão de políticas ocidentais), continua a fazer parte da cultura da Índia Moderna. Atualmente, no hinduísmo, existem mais de três mil sub-castas não oficiais. Na Índia há 1.095 bilhões de habitantes. Cerca de 80% seguem o hinduísmo, pouco mais de 13% são muçulmanos e a pequena parcela é cristã. A própria Índia é dividida.
Hoje o governo central tem adotado políticas de afirmação, privilegiando membros de castas menos favorecidas, com incentivo a universalidade, entre outras medidas. Estudiosos de todo o mundo, porém, querem mesmo é ver a conseqüência da recente aceleração econômica do país, que tem engordado outro grupo social, e não a casta: a classe média nos moldes ocidentais. Os observadores acreditam que esse pode ser o grande golpe no fechado sistema social indiano.
Marcadores: Sociologia
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