domingo, 7 de fevereiro de 2010

Pensando um pouco a partir de Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal...



Lev Semionovitch Vygotsky nasceu em 17 de Novembro de 1896 na Bielo Rússia e faleceu aos 37 anos em 11 de Junho de 1934, Moscou. Foi um psicólogo descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte, causada por tuberculose, isto aconteceu principalmente devido a guerra fria, onde a produção soviética era barrada no Ocidente e vive-versa. Pensador importante foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).




De forma coerente com a perspectiva teórica em que se situa o que chamamos de teoria sócio-interacionista, Vygotsky acredita que o desenvolvimento humano e a educação são dois fenômenos inseparáveis. Para esse autor, o que faz de um indivíduo da espécie Homo um ser humano é a incorporação dos componentes da cultura do meio social em que está inserido. A incorporação é, no caso, sinônimo de constituição de si mesmo, a partir dos componentes da cultura. Isto só ocorre, segundo ele, pela progressiva participação da criança (o homem) na trama da complexa rede de relações sociais em que, desde o nascimento, está sendo envolvida. É como integrante dessa rede, matéria de que é feito o tecido social da sociedade, que a criança (o homem) incorpora, através do outro, as significações culturais as quais o tornam um ser humano à semelhança dos outros homens. É possível afirmar então que se o desenvolvimento é para Vygotsky a (trans)formação de um ser biológico em ser cultural, ele é um processo educativo e Vygotsky, nesse caso, pode ser visto como um grande educador.




Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo. O nível de desenvolvimento real é referente as conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina, indica os processos mentais da criança que já se estabeleceram e representa as já amadurecidas enquanto o nível de desenvolvimento potencial se refere aquilo que a criança é capaz de fazer mediante a ajuda de outra pessoa(adulto ou outra criança). Para Vygotsky, esse nível é bem mais indicativo do desenvolvimento mental do que aquilo que ela consegue fazer sozinha.


É a partir deste último nível que ele define o que é zona de desenvolvimento proximal - ZDP

“A zona de desenvolvimento proximal da criança é a distância entre seu desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiro mais capazaes” (Vygotsky,1998).




Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento mental de um aluno não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, é necessário conhecer o que consegue realizar, muito embora ainda necessite do auxílio de outras pessoas para fazê-lo. A ZDP define aquelas funções que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão em estado embrionário. Essas funções poderiam ser chamadas de “brotos” ou “flores” do desenvolvimento, ao invés de “frutos” do desenvolvimento. As atividades indicadas devem estar dentro de certos limites. Algumas tarefas, mesmo com a interferência de outras pessoas, a criança não é capaz de fazer.



Vygotsky recorre ao lúdico para desenvolver a zdp nas crianças, o professor também pode utilizar também de linguagem, humanização, criatividade e cultura. Devem-se apresentar desafios e informações cuja utilidade a criança começa a perceber. O professor deve ser o interventor afetivo, para que crie nos alunos significados para aquele aprendizado, pois também segundo Vygotsky, é necessário que o que esteja sendo apreendido contenha significado para o individuo, pois se assim não for, o aprendizado poderá vir a ser parco.


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