E a motivação em sala de aula...

sexta-feira, 5 de março de 2010 0 comentários
Motivação, sentimento difícil de ser alcançado muitas vezes com os alunos.



Alunos que costumam chegar atrasados, cochilos em sala de aula, falta de material, muitas vezes pode ser sinal de desmotivação. Tratando-se de História, ainda surgem questões que adquiridas por uma concepção positivista do método históricos, da simples decoração de nomes e datas, que no meio cientifico histórico já deixara de vigorar desde meados do século XX, mas que permanece ainda hoje em nossas escolas, em alguns professores e até mesmo nos novos alunos, através dos conceitos que são passados pela família. Mas como entender essa desmotivação e tentar realizar um trabalho em sala que possa trazer a uma participação dinâmica e consciente do aluno?





É importante conhecer os agentes que podem exerce influências sobre a motivação dos alunos, existem fatores extrínsecos e intrínsecos, o primeiro diz respeito a fatores como relacionamento professor-aluno, vazio no percurso escolar do aluno, dinamismo, metodologia, isto é, influentes que estão fora do objeto de estudo; já o segundo, que expões os motivos que estão dentro do objeto de estudo pode ser assim enumerado: aplicabilidade, conteúdo, complexidade dos textos e discussão e principalmente o interesse do aluno. Sobre minha motivação em sala, deixei minha experiência na postagem sobre avaliação.



No caso de História, cabe ao educador procurar demonstrar aos alunos a aplicabilidade dos conteúdos, promover a descoberta de permanências e rupturas na sociedade. Isto pode ser feito através de atividades lúdicas, atividades de campo, além de promover situações-problema para que desperte nos alunos a consciência de sua individualidade perante a coletividade, aludindo à existência de que existem vários “mundos” além do que comumente é visto. É óbvio que não existe fórmula milagrosa para motivar ma turma ou um alunos, mas com o domínio de técnicas e habilidades referentes não só ao conteúdo a ser orientado, mas também a ser educador, podem colaborar para tornar as aulas para além de mais atraente, mais conscientes e com aprendizado significativo.


0 comentários:

 

©Copyright 2011 Porque Tudo Muda... | TNB