E a motivação em sala de aula...
Alunos que costumam chegar atrasados, cochilos em sala de aula, falta de material, muitas vezes pode ser sinal de desmotivação. Tratando-se de História, ainda surgem questões que adquiridas por uma concepção positivista do método históricos, da simples decoração de nomes e datas, que no meio cientifico histórico já deixara de vigorar desde meados do século XX, mas que permanece ainda hoje em nossas escolas, em alguns professores e até mesmo nos novos alunos, através dos conceitos que são passados pela família. Mas como entender essa desmotivação e tentar realizar um trabalho em sala que possa trazer a uma participação dinâmica e consciente do aluno?
É importante conhecer os agentes que podem exerce influências sobre a motivação dos alunos, existem fatores extrínsecos e intrínsecos, o primeiro diz respeito a fatores como relacionamento professor-aluno, vazio no percurso escolar do aluno, dinamismo, metodologia, isto é, influentes que estão fora do objeto de estudo; já o segundo, que expões os motivos que estão dentro do objeto de estudo pode ser assim enumerado: aplicabilidade, conteúdo, complexidade dos textos e discussão e principalmente o interesse do aluno. Sobre minha motivação em sala, deixei minha experiência na postagem sobre avaliação.
No caso de História, cabe ao educador procurar demonstrar aos alunos a aplicabilidade dos conteúdos, promover a descoberta de permanências e rupturas na sociedade. Isto pode ser feito através de atividades lúdicas, atividades de campo, além de promover situações-problema para que desperte nos alunos a consciência de sua individualidade perante a coletividade, aludindo à existência de que existem vários “mundos” além do que comumente é visto. É óbvio que não existe fórmula milagrosa para motivar ma turma ou um alunos, mas com o domínio de técnicas e habilidades referentes não só ao conteúdo a ser orientado, mas também a ser educador, podem colaborar para tornar as aulas para além de mais atraente, mais conscientes e com aprendizado significativo.
Marcadores: Educação
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial