sábado, 7 de agosto de 2010

Falando superficialmente de Didática e Cinema no ensino de História...


A Didática da História não é um conjunto de técnicas e métodos ahistóricos a serem aplicados aos conteúdos de História no momento do ensino. Em primeiro lugar cabe ressaltar que a Didática que era anteriormente vista como uma disciplina que fazia tão somente parte do campo de educação, nos tempos atuais já é defendida por alguns autores como uma disciplina e também campo de estudo dentro da própria História. Sendo assim, a Didática possui uma historicidade e o docente deve perceber isso, pois assim como o Currículo, a Didática é orientada por interesses e fins específicos. Não aprofundando muito nesta ontologia da Didática, outro ponto a ser considerado é que entendendo a Didática como algo intrínseco à História, haja vista que o conhecimento histórico (até mesmo aqueles que têm com base a oralidade) é produzido para ser passado a outrem e isto implica de que maneira isso é ou deve ser feito. Portanto, pode-se concluir que o conhecimento produzido pelo saber histórico é didático por natureza e assim encontramos a Didática da História no como passar os conteúdos que estão presentes no livro didático para os alunos, e não somente, mas também as omissões, bem como outras leituras históricas possíveis: a arquitetura da cidade, as revistas em quadrinhos, a literatura, o cinema dentre outras formas de o homem ser no tempo e no espaço.




É a partir deste conceito de Didática que os filmes podem possibilitar a construção de conhecimento escolar. Ao trabalhar com filmes o professor deve perceber mais ou menos de que forma os alunos lêem as imagens, para a partir daí, antes da exibição, provocar reflexões de temas chaves contidos na película a ser exibida. Outra coisa é, para além da temporalidade histórica (Grécia antiga, Império Romano, Medievo, etc.), analisar de que forma conceitos como tempo, cultura, sujeito histórico, processo histórico e outros concernentes ao estudo da História, estão presentes no filme.



O filme também, além de apontar para a história de uma determinada época, ele mesmo é fonte histórica em relação ao período em que foi produzido. Posto que também é permitido ao orientador analisar quais as concepções de mundo estavam em voga quando o filme foi produzido, que tipo de tecnologia oi utilizada, o que aquele filme representava para o pensamento de então. Evidenciadas algumas formas de trabalhar com cinema em sala de aula, fica claro então que a Didática da História, sendo entendida como parte da própria História, significa entender que o conhecimento histórico é construído também em sala de aula e que a Didática da História é a maneira pela qual o conhecimento histórico passa do abstrato (fora de um lugar) para o concreto (a práxis da sala de aula).

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