Anotações sobre educação no Brasil...

sábado, 12 de junho de 2010 0 comentários
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A década de 1980 foi marcada por várias transformações não só no Brasil, como a redemocratização, mas também no mundo com o colapso da União Soviética, tendo como maior símbolo a queda do muro de Berlim, isso mostrou que o mundo conhecido tomaria novas características. Essas mudanças também foram acompanhadas por mudanças conceituais do exercício da docência.
A educação a partir desse período foi vista como mola mestra para resolver os problemas do chamado mundo subdesenvolvido e no Brasil isso representou mudanças estruturais na educação. Foi dado inicio para além da democratização política, a democratização escolar, tornando a escola acessível a todos em idade escolar. A universalização do ensino também foi uma das maneiras para que resolver os males do país e todas essas mudanças no sistema educacional brasileiro repercutiu no exercício da docência.







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Com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) de 1996, foram regulamentados direitos e deveres do professor, propondo mudanças nas práticas de ensino, vislumbrando melhorar o desempenho dos alunos. Essas novas práticas de ensino devem valorizar o meio em que os alunos vivem seus saberes trazidos do cotidiano, propões ainda uma reflexão sobre o saber do saber ensinar do professor. Todos esses desafios e perspectivas na educação brasileira a partir de 1980 e, sobretudo na década posterior são oriundos de pesquisas na área da ciência da Educação, que tem tido refletido nas políticas públicas de Estado e de uma maneira ou de outra tem beneficiado a Educação no Brasil.
O professor que por muito tempo foi visto como detentor de todo o conhecimento passou a ser visto nas últimas décadas do século XX como aquele que tem a capacidade de orientar seus alunos a conhecerem. Outro desafio é exercer a prática docente em escolas completamente sucateadas, atender a alunos que são excluídos socialmente, assim, o exercício da docência deve ser cada vez mais reflexivo e “antenado” com os problemas sociais em esfera não só local, porém também global. Essas mudanças que se iniciaram desde 1980 ainda não estão totalmente definidas, ou seja, permanecem em muitos aspectos ainda no processo de mudança, quer seja na forma de ser professor quer seja na forma de lecionar.


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