quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um pouco de Sócrates e filosofar...

Sócrates com a frase "conhece-te a ti próprio" passa a investigar as coisas da ordem humana, o homem deve primeiro conhecer sua própria natureza e assim poderá conhecer a verdade. Este momento é totalmente novo na filosofia, pois constitui a mudança do estudo da phisys (ordem natural) para o estudo do nomos (ordem humana), vale salientar que esse movimento já tinha se iniciado com os sofistas, mas Sócrates o faz de uma maneira nova, colocando o homem como objeto de si mesmo.

O método socrático para alcançar a verdade era sobretudo a arte da dialética, jogo de indagações e respostas que levam o indivíduo à questões ulteriores epor sua vez, com outra solução, leva o indivíduo a outras questões até chegar ao conhecimento de si mesmo; outras formas utilizadas por Sócrates através da dialética foram a ironia e a maiêutica, esta consiste na arte de que o sujeito é levado a "dar a luz" a idéias e aquela é maneira pela qual Sócrates ia "esculpindo" a verdade, o conhecimento no indivíduo.

O principal objeto da investugação filosófica é o mundo, sendo o próprio homem, sua maneira de viver e pensar, um dos maiores objetos de estudo da Filosofia, visto que o ser humano está no mundo e não fora dele. A Filosofia tem como meta principal levar o homem ao conhecimento da verdade e para tal especula sobre os fenômenos humanos.

Poder-se-ia dizer os pensadores pré-socráticos foram aqueles que viveram, antecederam Sócrates, contudo, além disso, os pré-socráticos, também chamoados físicos ou naturalistas, foram os pioneiros na especulação sobre os fenômenos. Eles foram pensadores da Grécia Antiga, que já descontentes com as explicações míticas sobre a natureza e principalmente sobre o surgir das coisas, passaram a investigar na natureza o porquê das coisas. Investigaram sobre a phisys e sua arché, isto é, a constituição da natureza, o vir-a-ser de tudo, a nassividade e portanto diferenciam do pensamento de Socrátes, que é propor o estudo do homem enquanto homem; os físicos têm um pensamento anterior ao de Socrátes além de terem vivido antes, pensamento este que é sobre a phisys e não sobre o nomos.


A Filosofia é antes de mais nada o questionamento dos fenômenos, ou seja, do que aparece, mas não um questionar por questionar, é a indagação e o levantamento de possibilidades para tais problemas. Com isso, a Filosofia aprimora o sujeito, o faz não crer imediatamente no que lhe aparece, mas a refletir, pensar no que se já foi pensado, para averiguar se é realmente o que aparenta ser. Todo este método investigativos filosófico na busca do que são as coisas em si, leva a um alto grau de crítica. Passando o homem a possuir cada vez mais um espírito crítico diante das coisas.

A maravilha foi a causa pela qual os homens puseram-se a filosofar, o homem a princípio admirava-se, surpreendia-se diante das coisas e avançando na busca pela solução doa questionamentos que tais surpresas o levavam, viam que ainda mais não sabiam, ora, o mito é composto de maravilhas e surgem na tentativa de explicá-las, portanto foi a partir disso que Aristóteles afirmou que "o filosófo é também do mito", pois procura explicar as maravilhas.


Uma vez o homem entendendo a formação do universo, para Aristóteles, viria a conhecer todas as causas das coisas. É na busca pelas causs que o pensamento aristoteliano vai se configurar. O saber -se ignorante é reconhecer que diante de problemas e soluções possíveis, na realidade nada se sabe, pois os fenômenos por muitas vezes ultrapassam o conhecimento humano. Ser simplesmente ignorante é nem conhecer os problemas que são dados e muito menos buscar soluções para tal, soluções reais e verdadeiras.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial