Comentários sobre as estrelas na contemporaneidade...
A
contemporaneidade trouxe a tona o consumo massificado, ainda que este consumo tenha
ocorrido em temporalidades distintas em cada parte do mundo temos hoje produtos
mundiais como, por exemplo, a Coca-Cola e o Mc Donald’s. Há também o consumo
decorrente do aparecimento de estrelas midiáticas, dentre as quais podemos
citar Ronaldo Fenômeno, Lionel Messi, Michael Jackson, Madonna, etc. os meios
de comunicação são o veículo principal da propagação destas personalidades pelo
mundo a fora. No caso dos esportes por muito tempo a prática esportiva foi
encarada como divertimento e lazer, a profissionalização e mercadorização dos
esportes promoveram a heroicização dos seus praticantes, que alcançaram
relevância não mais apenas em nível local, mas em escala global. Nos esportes é
possível identificar que são diferenciados por questões econômicas, os
consumidores de futebol são diferentes dos consumidores de golfe, por exemplo; isto
significa que as estrelas dos esportes são direcionadas a grupos sociais
distintos.
As
estrelas são fabricadas de acordo seus consumidores prováveis, percebemos isso
não só nos esportes, mas também nas estrelas de TV e do Cinema. As estrelas de
cinema e TV, assim como no desporto, o público para o qual estão direcionadas
estas estrelas é sempre estudado e também elas imprimem certas ideias e hábitos
na sociedade em geral, como ilustração citamos o “american way of life” propagado pelo cinema hollywoodiano ou ainda
as transformações de comportamento geradas pelas estrelas da música. Em suma,
por seu sucesso, as estrelas são admiradas, seguidas e muitas vezes não
identificadas pelos consumidores como produto de um mercado cultural,
entretanto estas estrelas do século XX não são como as do firmamento, isto é,
são produzidas, começam a brilhar e podem se apagar rapidamente.
Fonte da imagem:
FreevectorMarcadores: Contemporânea
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial