quarta-feira, 13 de junho de 2012

Comentários sobre as estrelas na contemporaneidade...


A contemporaneidade trouxe a tona o consumo massificado, ainda que este consumo tenha ocorrido em temporalidades distintas em cada parte do mundo temos hoje produtos mundiais como, por exemplo, a Coca-Cola e o Mc Donald’s. Há também o consumo decorrente do aparecimento de estrelas midiáticas, dentre as quais podemos citar Ronaldo Fenômeno, Lionel Messi, Michael Jackson, Madonna, etc. os meios de comunicação são o veículo principal da propagação destas personalidades pelo mundo a fora. No caso dos esportes por muito tempo a prática esportiva foi encarada como divertimento e lazer, a profissionalização e mercadorização dos esportes promoveram a heroicização dos seus praticantes, que alcançaram relevância não mais apenas em nível local, mas em escala global. Nos esportes é possível identificar que são diferenciados por questões econômicas, os consumidores de futebol são diferentes dos consumidores de golfe, por exemplo; isto significa que as estrelas dos esportes são direcionadas a grupos sociais distintos.


As estrelas são fabricadas de acordo seus consumidores prováveis, percebemos isso não só nos esportes, mas também nas estrelas de TV e do Cinema. As estrelas de cinema e TV, assim como no desporto, o público para o qual estão direcionadas estas estrelas é sempre estudado e também elas imprimem certas ideias e hábitos na sociedade em geral, como ilustração citamos o “american way of life” propagado pelo cinema hollywoodiano ou ainda as transformações de comportamento geradas pelas estrelas da música. Em suma, por seu sucesso, as estrelas são admiradas, seguidas e muitas vezes não identificadas pelos consumidores como produto de um mercado cultural, entretanto estas estrelas do século XX não são como as do firmamento, isto é, são produzidas, começam a brilhar e podem se apagar rapidamente.

Fonte da imagem:
Freevector

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