Porque Tudo Muda...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Igrejas de Évora... [Igreja da Graça]

Partindo da Praça do Giraldo em direção ao largo São Vicente e descendo a travessa da Graça chega-se ao convento e igreja homônimos. Uma igreja renascentista com fachada maneirista que tem esculturas gigantes na parte superior da fronte. A primeira vontade é saber como adentrar naquela igreja de traços tão marcantes, mas logo se percebe que esta não se encontra disponível a visitação. Na sua fachada há quatro gigantes sentados, representando atlantes, empunhando lanças de ferro, apoiadas em globos de fogo por trás.
 




 
Construída pela Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho a partir de 1520 e concluída por volta de 1540 sofreu diversas modificações possuindo atualmente para além do estilo renascentista e maneirista, o barroco.  Com extinção das ordens religiosas em Portugal no século XIX, funcionou como escola primária e seus elementos decorativos foram passados a outras igrejas de Évora, porém alguns objetos foram perdidos ao longo do tempo. A Igreja da Graça é Monumento Nacional desde 1910.





Mais informações: IGESPAR, Monumentos.

Marcadores: ,

domingo, 5 de agosto de 2012

Tás a ver?

E depois de algum tempo aqui já não é tão estranho, insegurança e ansiedade iniciais deram lugar a um afeto e bem-estar; este velho mundo aparece de forma mais familiar do que 150 dias atrás. Daqui vi outras possibilidades de viver e perceber a vida, assim, a vontade de curiar mais e descobrir novas sensações sobrevieram em meus desejos, ainda que todos os dias aquele sentimento chamado saudade torne o coração diminuto.
A beleza arquitetônica, a simpatia do povo, os ares agradáveis, as possibilidades de ir mais longe me impulsionaram e tás a ver?
Decidi ficar mais um pouco...


Marcadores: ,