Porque Tudo Muda...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você Conhece a Bahia? [Série São João]

Eis: Amargosa

O nome desta cidade teve origem na caça das pombas de carne amarga que faziam parte da fauna local, e que atraia caçadores da região, através do convite: “vamos às amargosas”.
Gentílico: amargosense

Distância até a capital: 235 km

Área: 435,932 km²

População: 34 340 hab.

Densidade: 78,77 hab./km²


Marcadores:

sábado, 28 de maio de 2011

Procurar!?

Por onde anda o que eu quero encontrar? Qual será a distância para aquilo que eu preciso? Aliás, quem eu procuro e quem eu quero, ou melhor, com quem será?

A última semana rápido passou, como todas as últimas semanas que tenho vivido. Para que contar o tempo em dias se nem enxergamos as semanas transcorrerem... O que eu não sei é o quanto demorará para estes dias estranhos passarem, eu não sei de que maneira terminará a próxima semana, desconheço quais serão as novas pessoas que aparecerão ou se as velhas tornar-se-ão de repente novas. A verdade é que não sei porque dormir e acordar no outro dia e nem sei se temos o presente, entretanto acredito ser o presente a coisa mais rápida que existe no mundo, porém também a mais duradoura.

Mas eu preciso encontrar, eu preciso. O que passou já não existe e o amanhã também não, mas eu ainda irei ver. Insistência talvez pode ser em querer encontrar, mas talvez seja por que dentro de mim haja saudade... É...Saudade daquele tempo que virá. Mesmo que o presente seja rápido e duradouro, ele é ao mesmo tempo descontínuo e voraz. O presente consome todas as coisas e reinventa-se a cada segundo. Não sei como, mas sinto saudade do futuro, estranha sensação, mas do mesmo modo que imaginamos e criamos imagens futuras em nossas mentes, eu sinto saudade de tudo que pressuponho. Mas algo me diz que meu futuro virá, já aconteceu algumas vezes. Algo que sempre sonhei, momentos que sempre imaginei acontecerem tão semelhantes tanto tempo depois. Porém agora quero que seja logo, seja em breve, seja próximo. Almejo um futuro não distante, tenho saudade do meu futuro!

Procurar!?

Marcadores:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Falando superficialmente sobre Globalização...


Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) o mundo viu a bipolarização da hegemonia econômico-ideológica, dominada pelos Estados Unidos no bloco capitalista e pela União Soviética no bloco socialista, contudo em fins do século XX União Soviética se dissolveu e um novo fenômeno foi conhecido: a globalização. Para alguns, não tão novo assim, há autores que defendem que exista globalização desde as Grandes Navegações do século XVI, todavia certamente o que ocorreu no arremate do século XX foi totalmente diverso.

No Livro de história econômica de Hilário Franco é colocado que este fenômeno é decorrente da III Revolução Industrial, ou seja, que para além do aspecto financeiro, trouxe consigo a chamada sociedade da informação. Hoje se falarem um mundo globalizado, posto que estejam quase todos os lugares do mundo conectados, e sob a hegemonia econômica dos Estados Unidos e conseqüentemente sob a égide do capitalismo.



Desta maneira, em um processo que se deu nas últimas décadas do século passado e que se avolumou principalmente na década de 1990, houve a formação de blocos econômicos entre países, a exemplo do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) e do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul). Estes blocos supranacionais são o que podemos chamar a nova configuração do capitalismo, onde países com características em comum se aliam para fortalecerem suas economias, e terem “nações amigas” para prestarem socorro em casos de emergência. Atualmente podemos citar a UE (União Européia), que dentre outras coisas criaram uma moeda única e na última grande crise do capitalismo em 2008, reuniu recursos financeiros dos Estados para que não houvesse uma grande quebra de bancos europeus.

Outro grupo supranacional, este surgido recentemente, é o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul). Este bloco de países é visto como o futuro da economia mundial, todos estas nações denominadas emergentes, uniram-se em bloco a fim de se defenderem dos países de economia central . Para isso, utilizam acordos bilaterais, onde tem compromissos que não perpassam somente os aspectos econômicos, mas também sociais, como, por exemplo, erradicar a fome.
Estas são algumas características dos blocos supranacionais, bem como da globalização, entretanto há ainda muitas coisas a serem analisadas e outras que só poderão ser estudas quando este período pós-crise de 2008 passar.

Marcadores: